terça-feira, 3 de maio de 2016

Computador/Estrutura

Computadores/Estrutura



OBS: Antes de entrarmos no assunto gabinete, gostaria de deixar bem claro que, CPU é o processador que fica dentro do gabinete e não  o gabinete como um todo.

Para entendermos melhor vou explicar o que é gabinete e logo em seguida toda a sua estrutura.

o que é gabinete?

O gabinete ou torre de computador, é utilizado para abrigar as peças fundamentais do computador, protegendo-as contra poeira, água ou qualquer outra coisa que possa danificar a funcionamento do computador em si. O gabinete geralmente é composto pelos seguintes itens: fonte de alimentação, placa mãe, processador, memórias, disco rígido, driver ótico, placa de vídeo e todos os seus respectivos cabos. Esses são alguns do vários componentes que serão explorados a partir de agora, começando pela Fonte de alimentação do computador.

Fonte de alimentação:
A fonte do computador serve para alimentar a energia de todos os componentes do Computador como HD, DVD, leitor de CD entre outros que usem energia elétrica. Quanto mais componentes seu computador tiver mais energia ele vai precisar para manter tudo funcionando.


Placa Mãe/Estrutura


O que é? 

A placa-mãe é responsável por conectar e gerenciar a comunicação entre praticamente todos os dispositivos de um computador, isso faz com que ela seja uma placa vital, ou seja, sem ela, nada funciona, fazendo jus a seu nome.
Além de servir de base para que os componentes de hardware sejam instalados e conversem entre si, a placa-mãe também costuma carregar diversos recursos. Alguns modelos oferecem, por exemplo, saída de vídeo. Nestes casos, a placa possui um processador gráfico embutido, ou usa as capacidades gráficas do processador da máquina.
Componentes: 

Socket do processador

O socket do processador é responsável pela conexão do processador à placa-mãe. 


imagem de um socket com um processador em uso


Slots de memória (RAM)


A memória RAM é instalada no micro através de slots, onde a memória deve ser instalada, conforme o tipo de memória suportado pela placa-mãe. Existem placas-mãe que possuem slots para dois tipos de memória, criando maior compatibilidade com a evolução das memórias no mercado, porém nunca se deve utilizar dois tipos de memória simultaneamente. Se sua placa-mãe possuir slots para memórias DDR2 e DDR3, você deve escolher uma das duas para instalar em seu micro, nunca as duas tecnologias.

 Imagem do Slot de memória RAM na placa mãe



Energia


A placa-mãe é alimentada por uma fonte de energia(fonte de alimentação) AT ou ATX.

AT : O padrão AT é um padrão já defasado, utilizado nos primeiros desktops, possuía 12 pinos e o conector era dividido em duas partes.

ATX: O ATX é o padrão utilizado hoje em dia, possui conector de 20 ou 24 pinos. As fontes de hoje em dia são encontradas com conector de 24 pinos, porém há uma separação que permite utilizar a fonte em uma placa-mãe com conector ATX de 20 pinos. O conector ATX faz a alimentação geral da placa-mãe (Chipset’s north-bridge e south-bridge, memórias, placas instaladas em slots de expansão CNR / ISA / PCI / PCI-X, controladores de vídeo, rede, áudio, portas usb e etc).


Imagem do cabo da fonte de alimentação sendo inserida no conector ATX



Processador / 4 pinos

 As placas-mãe recentes possuem um conector de 4 pinos e 12 volts, o qual é dedicado ao processador (geralmente o conector fica próximo ao processador).
Imagem do processador/4 pinos


Portas de entrada

As portas PS/2 servem para conexão do mouse e do teclado no computador. A maior vantagem de utilizar mouses e teclados com este padrão de conexão é que assim ficam liberadas mais portas USB em seu computador. Já a porta USB é a porta de entrada mais “versátil” da placa-mãe. Nela você pode conectar inúmeros dispositivos, de placas de captura à pendrives. Ela é uma porta do tipo Plug & Play, na qual você podê ligar dispositivos sem a necessidade de desligar o computador.


Chipset
Outro componente de grande importância nas placas-mãe é o Chipset . É ele quem controla os Barramentos , acesso à memória, dentre outros. Hoje em dia, ele é divido em dois (na maioria das vezes), que são a Ponte Norte (North Bridge) – que controla a memória, barramento de vídeo (slot AGP ou slot PCI-Express), e transfere dados com a Ponte Norte – e a Ponte Sul (South Bridge) – que controla componentes, periféricos, tais como HDs, portas USB, barramentos PCI, dispositivos de som e rede.

O Chipset é também uma espécie de delimitador de capacidade nas placas-mãe. É ele quem vai definir qual a quantidade e tipo de memória suportada  (confira aqui quais são os Tipos de memórias ), quantos e quais tipos de HDs serão suportados (por exemplo, HDs Sata), qual a velocidade máxima que o processador que será ligado à placa-mãe poderá ter, dentre outros.

Conexão com HD/Drivers ópticos

Os slots usados para a conexão entre a placa-mãe e HDs/drivers de CD/DVD são os famosos IDE e SATA/SATA2.
 Atualmente, o mais rápido e que está sendo cada vez mais usado no mercado é o slot SATA2. Em relação aos SATAs “normais”, ele é duas vezes mais rápido, uma vez que a taxa de transferência de dados do SATA é de 150MB/s e do SATA2 é de 300MB/s.

É possível ligar dispositivos feitos para SATA 2 em entradas SATAs "normais", porém o dispositivo não irá funcionar com toda a velocidade que poderia funcionar se conectado no slot correto.
Slots de Expansão

Os slots de expansão servem para que seja possível adicionar recursos à sua placa-mãe. Neles você conecta placas de rede, placa de som, modems, placa de captura, etc. Os mais usados atualmente são os slots PCI (Peripheral Component Interconnect), PCI-Express 1x, PCI-Express e AGP.
Placas de Vídeo
Os conectores de vídeo mais atuais são o PCI-Express, PCI-Express 2,0 e o AGP (este último já se encontra-se praticamente fora do mercado, mas ainda é muito utilizado). Assim como frisamos para os slots de memória, para estes slots também é impossível conectar uma placa que possua slot AGP em uma que possua slot PCI-EXPRESS. Entretanto, é possível conectar placas  2.0 em slots PCI-Express, porém, haverá redução de desempenho.
(Aula em construção)...

0 comentários:

Postar um comentário